GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sábado, janeiro 20, 2007

Património geológico/geomorfológico e desenvolvimento do Sicó

No dia 25 de Maio de 2007 (6ª-feira) realizar-se-à, no Município de Alvaiázere, um Colóquio subordinado ao tema:
Desenvolvimento sócio-económico promovido pelo Património Geológico e Geomorfológico nas Terras de Sicó


Este evento será realizado na Casa da Cultura de Alvaiázere e o número de participantes será limitado ao número de lugares do auditório (cerca de 200).

Todas as informações necessárias para os interessados estarão disponíveis apenas a partir do mês de Fevereiro (sensivelmente a meio) no site da Câmara Municipal de Alvaiázere, onde será possível fazer download de todas as informações necessárias.

Logo que o programa do colóquio esteja completo serão dadas as respectivas actualizações, já que o quadro de oradores ainda não está totalmente completo e falta apenas confirmação de 3 oradores. Para já estão confirmadas as presenças de especialistas da Universidade do Minho, de Coimbra e reunidos apoios, a divulgar em tempo oportuno.

É um evento organizado pela Câmara Municipal de Alvaiázere e pretende, acima de tudo, alertar para um património que está por identificar, consciencializar os autarcas da região, fazer a ponte entre a ciência e o cidadão e também suscitar o interesse em desenvolver nesta região um Geoparque, o que, pela investigação que se tem feito em Alvaiázere e pelo que conhece das Terras de Sicó, pode ter muito potencial e interesse implementar como modelo de desenvolvimento para toda a região das Terras de Sicó.

Consciencializando todos para esta questão, poderá ser que surja o efectivo interesse em desenvolver algo que em termos de sustentabilidade ambiental, proveito económico e valorização cultural seria estruturante para o futuro!


Texto adaptado de e-mail da mailing-list GEOPOR, de João Forte.