GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

sexta-feira, setembro 29, 2006

avaliassão dus prufeçores, versão 2.0

Com algum atraso (desta vez as nossas fontes não colaboraram...) aqui fica mais humor do Ministério da Inducassão...








segunda-feira, setembro 25, 2006

Apontamentos para uma visita ao PNSAC

Quando se pensa em fazer uma actividade no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, há pontos obrigatórios, nomeadamente para dormir e visitar. Um deles é, dentro de Casal de Vale de Ventos, as Casas Abrigo.

Aqui ficam algumas fotos das Casas Abrigo de Vale de Ventos (clicar nas imagens para estas ficarem maiores):



Estrutura (com cisterna) de recolha de água para as Casas:
Fotos das Casas e local:






Ponto da situação:
1. A actividade inicia-se nas Salinas de Rio Maior, às 12.00 horas.

2. Iremos em seguida para a Casa Abrigo, para fazer o Almoço (que levaremos - pormenores a discutir mais tarde).

3.Vai ser comprada comida (carne e afins) para grelhar no local. Cada grupo familiar deve levar bebida (não se esqueçam de quem vai conduzir e das crianças e sucedâneos...) e sobremesa, bem como comida para o pequeno-almoço, que será partilhado.

4. Podem ver fotos e mapas da zona, clicar nos números:

5. As actividades, dependentes do tempo, constaram de:
  • Percurso pedestre - Trilho marcado;
  • Mini-actividade de espeleologia;
  • Visita a locais do PNSAC;
  • Observação astronómica;
  • Experiências gastronómicas.

sábado, setembro 23, 2006

A verdadeira Face on Mars

Do portal da ESA - Agência Espacial Europeia - retirámos a seguinte notícia:


A sonda espacial Mars Express da ESA obteve imagens da região Cydonia, o local onde se encontra a famosa “Face em Marte”. As fotografias da HRSC (a câmara estéreo de alta resolução a bordo da sonda) incluem algumas das imagens mais espectaculares jamais obtidas do Planeta Vermelho.
Depois de várias tentativas frustradas, devido à altitude e à poeira e névoa atmosféricas, para obter imagens da região de Cydonia no período de Abril de 2004 a Julho de 2006, a HRSC a bordo da Mars Express obteve finalmente, a 22 de Julho, uma série de imagens que mostram a famosa ‘face’em Marte com um detalhe sem precedentes.

Os dados foram recolhidos durante a orbita 3253 sobre a região da Cydonia, com uma resolução no solo de aproximadamente 13,7 metros por pixel. A região Cydonia encontra-se aproximadamente a 40,75º Norte e 350,54º Este.

“Estas imagens da região de Marte Cydonia são verdadeiramente espectaculares”, disse o Dr. Agustin Chicarro, cientista do Projecto Mars Express. “Elas fornecem não só uma visão completamente nova e detalhada de uma área famosa para os fãs dos mitos espaciais em todo o mundo, mas também um detalhe impressionante de uma área de grande interesse para os geólogos planetários, e mostra mais uma vez o grande potencial da câmara da Mars Express.”

A Cydonia está localizada na região de Marte Arabia Terra e pertence à zona de transição entre terras altas do sul e as planícies do Norte de Marte. Esta transição é caracterizada por largos vales, cheios de material resíduo e de pequenas elevações isoladas de várias formas e dimensões.


NOTA: Para comparação, publicamos a foto original, da NASA, que os Ufologistas diziam comprovar a existência de ET's...


sexta-feira, setembro 22, 2006

Medalhas na Espeleo...!



Da mailing-list espeleo_pt recebemos a seguinte informação:

Medalhas de Bronze para Portugal na 1.ª Competição Internacional de Espeleologia

A Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE) vem por este meio informar que uma comitiva composta por 9 atletas portugueses participou nos Juegos Mundiales de Sevilla, um evento que decorreu de 14 a 17 de Setembro de 2006 na cidade espanhola de Sevilha e que reuniu, pela primeira vez em competição, um conjunto de 22 desportos não olímpicos. A Selecção Portuguesa participou na modalidade de espeleologia desportiva, em três provas distintas: circuito, resistência (120m) e velocidade (30m), tendo trazido para Portugal duas medalhas de bronze.

A prova de circuito consiste na progressão num trajecto em corda, com cerca de 60 metros de extensão, que os atletas têm que percorrer no menor espaço de tempo e cometendo o menor número de faltas possível; as provas de velocidade e resistência consistem na progressão vertical em corda, no menor tempo, das distâncias de 30 e 120 metros, respectivamente.

Na prova de velocidade, Samuel Ribeiro conquistou um brilhante 3º lugar com um tempo de 00:55:86 segundos, tendo a prova sido ganha pelo ucraniano Leksiy Zhdanovych (00:46:38 segundos), seguido do russo Daniel Cheridnichenko (00:51.94 segundos).
Na prova de resistência, Samuel Ribeiro voltou a conquistou o 3º lugar com um tempo de 06:43:88 segundos, tendo a prova sido ganha pelo russo Denis Provalov (05:35:46 segundos), seguido do ucraniano Leksiy Zhdanovych (05:39.85 segundos). De salientar ainda o 6º lugar de Carlos Ferreira que concluiu a prova em 07:26.16 segundos.
Na prova de circuito a medalha de ouro foi para o atleta russo Daniel Cheridnichenko, seguido pelo medalha de prata, o ucraniano Olessiy Zhdanovych e pelo medalha de bronze, o russo Denis Provalov. Os portugueses Luís Costa e Samuel Ribeiro acabaram a prova em 9º e 10º
lugares respectivamente.
Numa competição que foi dominada pelos atletas de leste, a Selecção Portuguesa foi considerada a equipa revelação, ao ter trazido para casa duas medalhas de bronze e ter conseguido excelentes prestações nas diversas provas.

A Selecção Nacional presente em Sevilha foi composta pelos seguintes atletas:

• Samuel Ribeiro – Núcleo de Espeleologia de Condeixa
• Miguel Pessoa – Núcleo de Espeleologia de Condeixa
• Pedro Koch – Núcleo de Espeleologia de Condeixa
• Carlos Ferreira – Grupo Protecção Sicó
• Pedro Dias – Grupo Protecção Sicó
• Miguel Rosa – Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro
• Luís Costa – Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro
• José Coelho – Liga para a Protecção da Natureza
• Daniel Araújo – Liga para a Protecção da Natureza

Estão disponíveis algumas imagens do evento em:
http://www.fpe-espeleo.org (menu Press)

Mais informações:
http://www.sevilla2006juegosmundiales.com/espeleologia.htm

PS - Os nossos parabéns ao Samuel Ribeiro, ao Núcleo de Espeleologia de Condeixa, à FPE, aos restantes espéleologos e grupos envolvidos e à comunidade espeleológica nacional...!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Incêndio no PNSAC


Confirma-se a ideia inicial, aqui colocada no seguinte post. A mina da Bezerra está mesmo a arder por dentro (e não só na escombreira) e boa parte da Serra dos Candeeiros e da Serra da Pevide, áreas importantes do PNSAC, arderam. Entre as perdas, fica uma que me custa muito - o Carvalhal do Figueiredo. Os seus carvalhos lusitanos e os seus medronheiros eram local excelente para quem fazia o troço inferior do Percurso Pedestre (circular) da Corredoura, que liga a Bezerra à Corredoura.

Algumas fotos do mesmo:



Duas fotos do Carvalhal do Figueiredo e outra da Cisterna Colectiva de Cerro Ventoso, vista do percurso

PS - O meu obrigado ao João Ribeiro, director da Ecoteca de Porto de Mós e geólogo formado um pouco antes de mim em Coimbra, um brilhante artista do qual tivemos a honra de publicar algumas poesias e um carvão no Blog, e à jornalista Patrícia C. Santos, do jornal Portomosense (e também ao seu jornal regional) pelas informações prestada e simpatia da respostas.

terça-feira, setembro 19, 2006

Planetas anões


Da Wikipédia (a enciclopédia interactiva da Internet) retirámos a seguinte definição:

"Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbirio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desempedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.

De momento conhecem-se três planetas anões no sistema solar, são eles: Plutão, Éris e Ceres."

Se Plutão (ou o planeta duplo Plutão-Caronte, para ser mais preciso...) e Ceres não são propriamente desconhecidos (com a curiosidade de Ceres também, no século XIX, ter sido considerado algum tempo um planeta principal...) já Éris é o nome oficial (finalmente...) que a IAU deu a Xena (o estúpido nome que alguns deram ao astro 2003 UB313, antes de este ter nome oficial). Citando novamente o texto da Wikipédia sobre Éris:

"Éris é um planeta anão nos confins do sistema solar, numa região do sistema solar conhecida como disco disperso. É o maior planeta-anão do sistema solar e quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o 'décimo planeta', devido a ser maior que o então planeta Plutão.

Éris tem um período orbital de cerca de 560 anos e encontra-se a cerca de 97 UA do Sol, em seu afélio. Como Plutão, a sua órbita é bastante excêntrica, e leva o planeta a uma distância de apenas 35 UA do Sol no seu periélio (a distância de Plutão ao Sol varia entre 29 e 49,5 UA, enquanto que a órbita de Neptuno fica por cerca de 30 UA)."

Curiosamente este planeta anão tem um satélite, que na proporção lembra o caso da Terra e da Lua:

"A lua de Éris, Disnomia, foi descoberta a 10 de Setembro de 2005. Estima-se que Disnomia seja oito vezes menor e sessenta vezes menos brilhante que Éris e que orbite esse último em cerca de catorze dias.

O sistema Éris-Disnomia parece semelhante ao sistema Terra-Lua. Apesar das dimensões mais reduzidas dos dois objectos, o satélite de Éris está dez vezes mais próximo do planeta que orbita que a Lua da Terra apesar de ser oito vezes menor que a nossa lua."

domingo, setembro 17, 2006

Leiria e as Salinas II

Como nos foram postas algumas questões sobre este post - Leiria e as Salinas - passamos à explicação... Sugerimos ainda que vão clicando nas figuras, para as verem em tamanho decente.
O aparecimento do Oceano Atlântico

1. Há muito tempo atrás, no Triásico, quando havia um só continente (esse mesmo, a Pangeia...) e se podia ir a pé de Leiria para os actuais bancos (pesqueiros - ou mais exactamente bacalhoeiros...) da Terra Nova, no Canadá, esse mesmo continente começou a estalar (a partir, por falhas, e a abater) e a criar uma depressão que rapidamente (geologicamente falando - não esquecer que, na Geologia, a unidade tempo usual é o milhão de anos...) se encheu de água salgada.

Zona de Porto Moniz - Carta Geológica de Leiria

2. Este episódio é ponto de partida da abertura do nosso Oceano Atlântico. Mas, nesta fase, a intensa evaporação dos lagos temporários conduz à formação de rochas sedimentares muito especiais, ditas evaporitos, que consoante o que ia sobrando da salmoura inicial, davam origem a sedimentos ricos nos elementos químicos da água salgada. É assim natural que, aqui em Leiria, se encontrem esses sais, em particular a halite (NaCl), equivalente mineralógico do vulgar sal de cozinha das salinas/marinhas normais (em que se pega em água do mar e, ao evaporar o H2O, fica precipitado o sal). Mas não foi só este mineral, da classe dos Halogenetos, que precipitou: o valioso gesso - CaSO4.2(H2O) - é também extraído no concelho de Leiria, na gesseira de Souto da Carpalhosa.

Gesseira de Souto da Carpalhosa - Leiria

Zona de Souto da Carpalhosa - Carta Geológica de Leiria

3. A história continua, mas tarde precipitaram calcários sobre os evaporitos, houve subida de magmas e fracturação - não necessariamente por uma ordem muito simples - e estes materiais subiram até à superfície, mas, por hoje fica por aqui...

História geológica (sua evolução) da zona costeira de Leiria

Mina da Bezerra a arder...?

Segundo informações contraditórias que recebemos (e que estamos a tentar confirmar com as nossas fontes locais...) a antiga mina de carvão da Bezerra, no concelho de Porto de Mós, esteve a arder... Se são as antigas escombreiras, o problema não é grave. Mas se o fogo lavra no interior, então o problema agrava-se...

Mina desactivada ainda arde

Quase um mês depois do grande incêndio que ocorreu no lugar da Bezerra, freguesia de Serro Ventoso, a antiga mina de carvão, desactivada na década de 40 do século passado, está a fumegar e a criar mal-estar na população do local. Segundo o Região de Leiria apurou, houve alguns populares que se dirigiram à Junta de Freguesia. Com queixas sobre o fumo e o cheiro que por ali abunda, por força dos resíduos carboníferos que ali ainda existem. Carlos Venda, presidente da Junta Serro Ventoso, reconhece-se que se trata de “uma situação incomodativa para a população da Bezerra”, que espera “esteja em vias de solução”, uma vez que a Câmara Municipal “vai proceder a uma intervenção com vista à resolução problema”. O presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, João Salgueiro, admite que aquela é “uma situação complicada”, uma vez que se trata de resíduos de carvão que existem no interior da mina e o fogo ao entrar por fendas existentes “incendiou escombreiras, chegando a ver-se chama no exterior”. O autarca acrescenta que “o carvão está a arder lentamente” e daquela combustão resulta “o monóxido de carbono e anidridos sulforosos, o que provoca algum mal-estar na população” porque, “para além de tóxicos, são irritantes”. João Salgueiro refere que a solução para resolver o problema “passa por asfixiar a mina, mas o acesso é difícil”, sendo quase impossível “a deslocação de máquinas para o local”. Contudo, “adiantou que se está a tentar resolver o problema com uma máquina giratória”.

Texto de Armindo Vieira
Edição 3625, 08 de Setembro de 2006, do Região de Leiria - link



Podem ainda ler o texto do Portomosense, quinzenário regional da vila, que simpaticamente nos enviou autorização para publicar este material:

Mina da Bezerra arde há três semanas

O incêndio que devastou uma grande área do concelho, há cerca de três semanas, continua a dar problemas, uma vez que os escombros da exploração da antiga Mina da Bezerra estão em combustão desde essa altura. Hoje a situação poderá estar resolvida, uma vez que estava prevista para ontem, quarta-feira, dia seis, uma intervenção com o intuito de extinguir o incêndio "através do corte de oxigénio, colocando terra de forma a abafar o fogo", referiu João Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós.

O autarca adianta que já foi colocada no local terra para a intervenção. A dificuldade dos acessos impediu que as máquinas da Câmara Municipal realizassem a tarefa, pelo que está previsto a presença no local de uma máquina giratória que consiga transportar a terra para os escombros da exploração da Mina. João Salgueiro salienta que é, precisamente, a dificuldade no acesso a razão pela qual foi impossível extinguir o incêndio até agora.

Já na segunda-feira, dia quatro, esteve no local um técnico da Direcção Geral de Geologia e Energia, confirmando que só através do abafamento do incêndio, cortando o oxigénio, será possível a sua extinção, disse João Salgueiro.

Luís Carreira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, refere que a corporação já despejou milhares de litros de água no local, esforço que "foi em vão", uma vez que "são camadas profundas" que estão em combustão, refere o responsável.

Apesar de lavrar há três semanas, o incêndio "tem sido mais visível nos últimos dias, talvez por causa da subida da temperatura", refere Luís Carreira, afirmando que "apesar do cheiro desagradável não deverá estar em perigo a saúde pública".

Também João Salgueiro sublinha que "esta situação não põe em causa a segurançadas pessoas".

Patrícia C. Santos - Portomosense (08.09.2006) - Link



Quanto à local Rádio D. Fuas, do mesmo grupo do jornal anterior, esta publicou a seguinte notícia no seu site - Link:

PS - Se calhar a mata do Figueiredo ardeu - se assim aconteceu é uma brutal perda para Porto de Mós, para o PNSAC, para o percurso pedestre Bezerra - Corredoura (que aproveitava parcialmente o trilho de comboio que leva o carvão da mina para a vila) e para quem ama a Natureza...

sábado, setembro 16, 2006

Conferências de Espeleologia do NEL

Já com horário, a primeira das Conferências sobre Espeleologia do NEL, em 22 de Setembro de 2006 (6ª-feira), será às 21.30 horas, no Auditório 1 da ESEL - Leiria, tem como tema Monitorização de Morcegos Cavernícolas e é apresentada por Gabriel Mendes, da Associação dos Espeleólogos de Sintra - AES.

Aqui fica o cartaz:

sexta-feira, setembro 15, 2006

Leiria e as Salinas

Embora hoje Leiria não tenha (ainda...) salinas, até há pouco tempo elas existiam: a fonte salgada de Porto Moniz (entre o Liceu actual - Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo - e a Estrada Nacional 1 - actual IC2) e a exploração da Junqueira (Monte Redondo).

Da primeira (Porto Moniz) nada resta - só esta foto, tirada por professores da Rodrigues Lobo, há mais de 10 anos, mostrando vestígios das salinas:


Do segundo local, diz um documento da Câmara Municipal de Leiria (CML) que:
"Em 30 de Julho de 1921, com 37 anos, José Duarte Rolo Júnior regista o descobrimento de uma mina de sal-gema no sítio da Junqueira.
Das suas salinas saíram toneladas do sal “Império” que eram vendidas na região, bem como em Lisboa, Malveira e Vale de Cambra."


Este local, que actualmente tem o aspecto da foto anterior, irá novamente transformar-se em salina, pois no âmbito do projecto INTERREG III B - SAL - " Revalorização da Identidade das Salinas do Atlântico - Recuperação e Promoção do Potencial Biológico, Económico e Cultural das Zonas Húmidas Costeiras" está previsto, até ao final do Verão de 2006, recuperar as salinas e fazer a limpeza da área, proceder à instalação de um passadiço e promoção de uma zona de lazer, colocação de painéis informativos e elaborar folheto de divulgação. Assim, a partir de 2007 as salinas da Junqueira, Monte Redondo, vão passar a integrar a Rota do Sal Europeia conjuntamente com quatro cidades portuguesas (Aveiro, Castro Marim, Figueira da Foz e Leiria), três locais espanhóis (Alava, Cádis e Santa Lúzia) e quatro franceses (Noirmoutier, Ré, Guérande e Séné).

Mais informações nos seguintes links:

Conferências sobre Espeleologia do NEL


O NEL irá realizar um Ciclo de Conferências sobre Espeleologia, entre Setembro e Dezembro de 2006. As datas das conferências serão 22 de Setembro, 6 e 20 de Outubro, 3, 17, 24 de Novembro e 7 de Dezembro, pelas 21.30 horas no Auditório 1 da ESEL.
Alguns Participantes:

FPE; AES; NECA; NEC; NEL; Prof. Doutor Francisco Almeida.

Organização: Núcleo de Espeleologia de Leiria


Logo que haja nomes e temas, iremos aqui colocar informação actualizada...

Curso de Iniciação de Fotografia da Natureza


O CISED - Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça - vai realizar, de 22 a 24 de Setembro de 2006, o I Curso de Iniciação de Fotografia da Natureza do CISED, tendo António Luis Campos como formador. Este curso pretende dar uma introdução às técnicas de Fotografia de Natureza e vida selvagem, começando pela teoria fotográfica e indo até a técnicas de campo especializadas. É destinado a todos aqueles que pretendam iniciar-se ou melhorar a sua fotografia de temas naturais.

Ferrarias - Penela
Contacto:
Município de Penela
Praça do Município
3230-253 Penela

Tel: 239 560 120
Fax:239 569 400
E-mail: cised@cm-penela.pt

Espeleo nos Jogos Mundiais


Da mailing-list espeleo_pt recebemos a seguinte informação:

A Selecção Nacional que irá representar Portugal nos Jogos Mundiais de Sevilha (15-17 Setembro) na modalidade Espeleologia (Progressão Vertical) está escolhida, dela fazem parte 10 atletas de 4 associações de espeleologia nacionais (NEC, GPS, GEMA, CEAE-LPN).

Esta escolha foi resultado de várias sessões de treinos realizados nas falésias naturais da Sra da Estrela (Pombal), Buracas do Casmilo (Condeixa) e Reguengo do Fetal (Batalha).

Estes atletas vão competir em todas as modalidades,ou seja, prova de CIRCUITO, que consiste na progressão em corda num circuito com aproximadamente 80m de comprimento, que os atletas têm que o percorrer no menor espaço de tempo e cometendo o menor número de faltas possível; provas de VELOCIDADE e RESISTÊNCIA, que consistem na subida vertical em corda, numa distância respectivamente de 30m e 120m, no menor tempo.

Os atletas seleccionados são todos do sexo masculino e dividem-se por escalões, tendo representação no escalão de juvenis (14-17 anos) e escalão absoluto (18-39 anos).

Para além da selecção de Portugal, estão já confirmadas a presença das selecções da França, Bulgária, Rússia, Ucrânia, além da anfitriã Espanha.

Apesar do bom nível técnico e físico das selecções presentes, os atletas Portugueses estão confiantes numa boa prestação da nossa selecção.
Como promotora desta iniciativa em Portugal, a FPE - Federação Portuguesa de Espeleologia, está convicta de que nos próximos anos haverá uma maior abertura por parte das associações de espeleologia nacionais para com esta modalidade desportiva realizada fora do ambiente subterrâneo, exactamente por questões de ética e de preservação dos espaços, estando em aberto a possibilidade da realização do 1º Campeonato Nacional de Progressão Vertical já no próximo ano.

Mais informações no site oficial - clicar aqui.

À caça do Ouro...

No próximo sabado, dia 16.09.2006, decorre uma actividade da Associação de Estudos do Alto Tejo intitulada Há ouro na foz!, com realização, na Foz do Cobrão, de uma actividade de prospecção de ouro nas margens do rio Ocreza. Para quem quiser tentar garimpar o vil metal é uma actividade irresísivel...

Programa

8h30m - Recepção aos participantes (Adro da Igreja)

8h50m - Briefing sobre as actividades programadas para o dia.

9H00m – Início do percurso pedestre “O voo do Grifo”, que une as duas margens do Rio Ocreza, com passagem no Miradouro das Portas, nas Portas de Almourão e na Rota “Segredos do Vale do Almourão”.

12H00 – Almoço ao ar livre com prova de produtos regionais.

14h00m - Inauguração da exposição fotográfica “Paisagens Geológicas de Almourão”, do fotógrafo Pedro Martins.

Apresentação do GEOPARK Naturtejo da Meseta Meridional.

Atelier experimental “Formação dos minerais constituintes das rochas”, no Centro de Interpretação da Aldeia de Xisto da Foz do Cobrão.

15h30m – Visita à Aldeia de Xisto de Foz do Cobrão explorando a sua História, cultura local e o programa de reabilitação e animação das Aldeias de Xisto.

16h30m – Encontro com os garimpeiros junto do Ocreza (workshop prático, “Apanhe a sua pepita”, sobre técnicas de prospecção de ouro, manipulação das ferramentas de trabalho e vivências em torno do minério).

19H30 – Churrascada mineira de convívio junto do local de prospecção, com a pesagem e sorteio das palhetas de ouro encontradas por cada grupo.


Organização da Associação de Estudos do Alto Tejo, GAFOZ, GEOPARQUE Naturtejo

Inscrição pelos seguintes contactos:

altotejovvr@mail.telepac.pt

Tel. 272 541 122

Geologia no Verão em Caiaque

No sábado passado decorreu uma das actividades da Geologia no Verão 2006 da Ciência Viva com mais procura a nível nacional - falamos da Geologia de Caiaque, dos Doutores Manuela Vinha, Fernando Figueiredo, Lídia Catarino e Jorge Dinis (Departamento de Ciências da Terra - DCT/UC), feita em conjunto com outra, intitulada Sem chuva nos montes, secam-se as fontes (no Mondego em canoa), do Doutor Mário Quinta Ferreira (Instituto Pedro Nunes/Departamento de Ciências da Terra - DCT/UC).

Em 10 posts do Blog Geopedrados (numerados, mas com outros posts intercalados) tentámos dar uma parorâmica geral sobre esta actividade, que, esperamos, leiam e vejam na totalidade - aceitam-se protestos, críticas e sugestões para serem, eventualmente, alterados... Esperemos que gostem!







Resumindo e concluindo - a malta adorou...!