GeoLeiria

Este Blog pretende ser o ponto de encontro e debate dos Geólogos em/de Leiria e de todos aqueles que gostam desta ciência ou de Biologia, Geografia, Ambiente e Astronomia, entre outras. Criado no âmbito do Projecto Ciência Viva VI "À descoberta da Geologia em Leiria", com membros nas Escolas Correia Mateus e Rodrigues Lobo, Núcleo de Espeleologia de Leiria e Centro de Formação de Leiria, neste local serão colocadas novidades locais, nacionais e internacionais, actividades de Escolas e outros.

quarta-feira, maio 31, 2006

avaliassom dos proufeçores


Aqui temos primeiro exemplo do que irá acontecer quando os Pais e Encarregados de Educação começarem a avaliar os Professores...

Obrigado, tia Milú.

Fartar, vilanagem...

in
Diário de Notícias, Bandeira - Cartoons

quarta-feira, maio 24, 2006

Tronco petrificado - S.ª Catarina da Serra

Uma certa vez, eu, o João Nelson Ferreira e a Céu Machado, fomos à procura, para os lados de Ourém, de troncos petrificados (havia um numa Escola de Ourém e sabia-se de onde tinha vindo).

Recebi ontem, por e-mail, por parte de um desses amigos (o João, licenciado em Eng.ª Fisica pela Universidade de Coimbra e Mestre em Ensino de Astronomia pela Universidade de Porto mas interessados nas Geologias...) as fotos que a seguir publico - um gigantesco tronco petrificado, por si fotografado numa vivenda em Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria.






quinta-feira, maio 04, 2006

Alerta de tsunami no Pacífico

Alerta de tsunami na Nova Zelândia e Ilhas Fidji

Um sismo de magnitude 8,1 na escala de Richter registou-se esta tarde no Pacífico Sul, havendo o risco de ocorrência de um tsunami. O Centro norte-americano de Alerta de Tsunami do Pacífico, situado no Hawai, advertiu para a possibilidade de uma onda gigante atingir a costa leste da Nova Zelândia e varrer as ilhas Fidji. Mas as observações sismológicas mais recentes deste centro parecem já ter afastado o perigo.

O abalo ocorreu às 04h26 locais de quinta-feira (16h26 de hoje em Lisboa) a cerca de 150 quilómetros a sul de Neiafu, arquipélago deTonga, na costa leste da Austrália, e a 2.150 quilómetros a nordeste de Auckland, Nova Zelândia.

Na Nova Zelândia, o abastecimento de electricidade foi afectado mas, até ao momento, não há informações de danos materiais nem de vítimas.

Na capital das Fidji, Suva, um porta-voz policial, Mesake Koroi, disse não haver indicações da iminência de um tsunami. Mas um responsável da Agência Meteorológica japonesa admitiu a possibilidade de formação de uma onda gigante, dadas a magnitude e a profundidade do sismo. Opinião que é partilhada pelo sismólogo português Fernando Carrilho, do Instituto de Meteorologia.

Na avaliação de Mary Fonua, uma editora de Nuku'Alofa, o sismo de hoje terá sido o mais forte sentido no arquipélago nos últimos 27 anos.

in Expresso - ver notícia on-line

Notícia na CNN - aqui